sábado, 1 de junho de 2013

Nisso pensai

O texto a seguir é uma reflexão elaborada pelo meu amigo Fernando Cardoso, baseada em Fl 4.8 e na parábola do Filho pródigo: 


Por Fernando Cardoso*


Se déssemos a nós muito mais tempo no “pensar” teríamos mais o que falar, ou não falar, ou falar só o necessário. Pensar segundo o dicionário sugere: Formar idéias, refletir, raciocinar, ser de parecer, tencionar, imaginar, julgar, fazer curativo.

Pensar hoje seria alcançar o desejo de no minimo pensar como Deus pensa. E para isto temos as Escrituras. Alguém poderia dizer que Deus disse que “seus pensamentos sãomais altos do que os vossos pensamentos” É por isso que estamos aqui, porque é o encontro dos nossos pequenos conceitos, pequenos pensamentos, pequenas imaginaçoes, ou porque não dizer de nossas pequenas opiniões, onde neste encontro CURAS NO PENSAR são necessárias.

Quando somos curados de mente, que é o coração a sede da vontade, dos desejos, das intençoes, estamos guardando o que é de principal em nosso ser. Salomão pensou e escreveu Pv.4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”

Há alguém que nunca ouviu falar da Parabola do Filho Prodigo? Em Lc.15:11-32 Temos como personagens centrais PAI e seus dois filhos. O que aconteceu? O filho mais novo resolveu sair de casa com a sua herança e o mais velho ficou. O tempo passou e o filho mais novo reconhece seu erro e resolve voltar para casa, seu Pai o recebe e faz uma grande festa com o seu retorno. A historia poderia terminar aqui com todos felizes celebrando a volta do FILHO PRODIGO.

Lc.15:25-30 (LER) Temos o costume de olhar para uma situação é apontar, centrar nossa atenção naquilo que chama mais nossa atenção.

· Para alguns o que fez o Filho Prodigo merece atenção extrema

· Para alguns o que fez o PAI merece uma imitação necessária.

· Para mas o que fez o IRMÃO mais velho quase passa de nossa atenção.

Para tanto iremos traçar tres pontos nesta mensagem:

1. QUAIS AS ATITUDES DO PAI PARA COM O FILHO QUE FICOU?

a) Ele não fez proposta para o filho também ir embora

b) Ele deixou o filho servir

c) Ele buscou passar a sua alegria pelo seu filho que voltou

d) Ele buscou trazer consciência do que é uma ressurreição no coração, pois seu filho já estava morto.

e) Ele buscou mostrar como que a chance de alguém perdido um dia pode voltar

2. O QUE VEMOS DO IRMÃO MAIS VELHO EM RELAÇÃO AO IRMÃO QUE VOLTOU?

a) Ele ouviu a musica

b) Ele chamou um funcionario

c) Ele ouviu que era seu irmao

d) Ele não considerava o seu irmão fazia tempo.

3. O QUE PODE TER PENSADO O IRMÃO QUE VOLTOU DO IRMÃO QUE FICOU?

a) Apesar de tudo o que fiz sei quem me ama: Meu Pai.

b) Quanto a meu irmão, minha consciência está tranquila; pois contra meu Pai que pequei.

c) Aprendo que não são todos os que participam da mesma alegria.

d) Importa que tenho uma outra chance em casa e minha missão é conviver com o meu irmão.

e) Não posso deixar a festa acabar, ainda que alguém queira que acabe.

f) O que meu pai não deu foi uma festa particular, ele deu uma festa do retorno.

g) O desprezo de meu irmão serve para que eu não faça o mesmo, se um dia ele venha erra.

h) Mais vale estar na casa de meu pai e convivendo com as indiferenças de meu irmão do que longe.



*Fernando Cardoso é evangelista na Igreja Assembléia de Deus. Há vários anos desenvolve trabalhos com adolescentes, além de ser professor nato de Escola Bíblica Dominical. É colaborador de nosso blog e mantêm um blog próprio o "Fala, Fernando Cardoso


Veja também: 

Corre! por Fernando Cardoso

#Podcast 03: Os dois filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário