quinta-feira, 6 de junho de 2013

Evento reunirá pesquisadores da religião de todo o Mercosul em Porto Alegre


Está programado para acontecer entre os dias 11 e 14 de novembro de 2013 na Universidade Federal de Porto Alegre a 17ª Jornada sobre alternativas religiosas na América Latina, evento bienal organizado pela Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). A última edição, aconteceu em Punta del Este (Uruguai) em 2011.

O tema escolhido para este ano é: "Pluralismo e interculturalidade: fluxos e itinerários religiosos". Além das conferências ministradas pelos Profs. Joanildo Burity (Fundação Joaquim Nabuco), Joel Robbins (Universidade de Cambridge), Pablo Wrigth (Universidade de Buenos Aires) e Ramon Sarro (Universidade de Oxford), estão programadas mesas-redondas com os temas:  Religião e espaço público, Pesquisas comparadas em Religião, Pesquisas quantitativas sobre religião, Transnacionalização religiosa, Direitos Sexuais e reprodutivos, Religião e corporeidade, Religião e política, além de uma mesa em homenagem ao Prof. Antonio Flávio Pierucci, que morreu ano passado e era uma das referências nacionais na área de sociologia da religião. Na lista de debatedores há nomes de "de peso" no estudo do campo religioso. Vale a pena conferir.

Estão programados também 26 GTs sobre os mais variados temas. No dia 20 de junho serão divulgados os trabalhos aceitos para a apresentação. Maores informações no site do evento: http://www.ufrgs.br/xviijornadas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário