terça-feira, 12 de março de 2013

Família Cristã no século XXI: eis o tema das Revistas da CPAD para o 2º Trimestre de 2013.


Desde o começo do ano, estive praticamente ausente do blog. Fiz apenas uma publicação desde o mês de janeiro e não publiquei meus comentários semanais sobre as aulas da Escola Dominical. Algumas questões pessoais deixaram-me sem tempo para escrever as postagens, apesar de ter acompanhado domingo após domingo as lições sobre Elias e Eliseu na EBD na Assembleia de Deus de Vila Perus em São Paulo. Pretendo retomar meus comentários a partir da 1ª lição do próximo trimestre. Assim, penso ser importante nos familiarizarmos com o tema, que será estudado a partir do dia 6 de abril.

O título da lição é atrativo: "A família cristã no século XXI". Ontem, quando trouxe a informação sobre o tema em uma reunião com obreiros, percebi o sorriso de satisfação no rosto de alguns irmãos. O comentarista é o Pr. Elinaldo Renovato de Lima.

O tema é atualíssimo! A discussão sobre o conceito de família e suas novas estruturas na modernidade está presente em pesquisas acadêmicas, estâncias governamentais, movimentais sociais, discursos religiosos, debates parlamentares...

Há muito o que se discutir sobre família. O que podemos falar sobre famílias em que não há figura do pai ou da mãe? Como aplicar passagens bíblicas sobre os papéis do homem e da mulher para o mundo moderno? O que temos a dizer sobre adoção? Até que ponto o divórcio é plausível? Como responder de maneira sóbria, ética e bíblica  ao homossexualismo (sem usar "explicações científicas" contraditórias ou discursos que escondam os verdadeiros aspectos do Evangelho)? O diálogo familiar subsistirá à época da informação rápida e predomínio das redes sociais virtuais?

 Vejamos os títulos das lições:

1 - Família, Criação de Deus
2 - O Casamento Bíblico
3 - As Bases do Casamento Cristão
4 - A Família Sob Ataque
5 - Conflitos na Família
6 - A Infidelidade Conjugal
7 - O Divórcio
8 - A Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
9 - A Família e a Sexualidade
10 - A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico
11 - A Família e a Escola Dominical
12 - A Família e a Igreja
13 - Eu e minha Casa Serviremos ao Senhor
(Fonte: Portal CPAD


Creio que debates acirrados virão por aí... Isto é ótimo para a formação de alunos e professores da EBD.

Abraço a todos e todas!

2 comentários:

  1. Estava esperando seu retorno amigo. Seus comentários são valiosos, e espero que todos nós alunos e professores da EBD possamos ter um excelente trimestre.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo, amigo!

    Também estava sentindo falta de escrever os comentários!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir