quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por que estudar os Profetas Menores na Escola Dominical?


Já é de conhecimento de todos os envolvidos com a Escola Bíblica Dominical e que trabalham com a Revista da CPAD que o tema para Jovens e Adultos para o 4º Trimestre de 2012 será "Os Doze Profetas Menores".
Eu nutro certa simpatia pelas revistas que se propõe a estudar sistematicamente algum livro, ou um conjunto de livros da Bíblia. Ainda não estou com a revista em mãos, mas pelo título da primeira lição e pelo projeto gráfico da capa já divulgados no site da CPAD, percebo a preocupação em unir a realidade dos doze profetas à nossa realidade. A princípio pode parecer difícil aplicar as complicadas visões de Zacarias ou as duras palavras de Obadias à uma sociedade urbana e secularizada como é a nossa. 
No entanto, apesar da enorme distância cultural e política que nos separa dos moradores de Israel e Judá na Antiguidade, há uma temática que nos une aos Profetas Menores. Sem exceção, todos eles falam sobre as terríveis conseqüências do pecado na sociedade, seja em Judá, Israel, ou mesmo na estrangeira Nínive (como assegurou o profeta Jonas) ou na vizinha Edom (como profetizou Obadias). No caso de Israel e Judá  o pecado levaria inevitavelmente ao exílio e destruição da nação. Muito se fala nos profetas menores sobre idolatria (mal do qual Israel foi "curado" durante o cativeiro), de prostituição, corrupção, infidelidade...
Milênios após as mensagens dos profetas menores continuamos imersos em uma sociedade em que o pecado ocupa um lugar central. O capítulo 2 de Miquéias, por exemplo, é atualíssimo no que diz respeito à corrupção (que aliás nem sempre parece ser considerado pecado)
Os profetas menores asseguram que o pecado inevitavelmente leva à destruição, cedo ou tarde, tanto de ricos como de pobres. No entanto, mesmo em meio aos mais rudes discursos sobre o pecado, há um pronunciamento de Deus, trazendo consolo aos remanescentes fiéis e abrindo a possibilidade de arrependimento e redenção. Que possamos durante este trimestre nos encorajar com tais palavras e promessas que apontam para Cristo, Deus que também foi o homem perfeito.  

Um comentário:

  1. É muito bom estudar assuntos como esse. Compreender as mensagens dos profetas menores e valorizar os contextos históricos da produção literária dos livros, nos dão uma excelente base cultural e espiritual. Lembro-me que o livro de estudo da EETAD, intitulava assim os profetas menores "pequenos livros, grandes mensagens".

    Abraço!

    ResponderExcluir