sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sobre a ira e o favor de Deus

"Porque a sua ira dura só um momento, no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" - Sl 30.5


Temos facilidade em falar sobre a ira de Deus. Muitas vezes nossos discursos e palavras de alerta contra determinadas práticas são justificados a partir da ideia de um Deus enfurecido, sempre disposto a estender sua mão (no aspecto negativo) contra aqueles que não cumprirem seus propósitos. É comum construirmos a imagem de um Deus sempre disposto a nos castigar e pesar sua mão sobre nós. Nossa cultura religiosa contribui para que pensemos assim.
Não estou propondo aqui que Deus não fique irado. A ira de Deus é sim uma realidade! Se nos indignamos contra os problemas sociais que afligem nosso mundo, que diremos do coração de Deus?
O texto que escolhi para refletir fala claramente sobre sua ira. No entanto, o Salmo 30:5 faz um contraponto entre a ira e o favor divino: enquanto a ira de Deus dura apenas um momento, o seu favor é para sempre!
No Salmo 30 Davi nos ensina que nosso relacionamento com Deus só é possível por causa de seu favor e não por causa de sua ira, por isso ele exclama: "no seu favor está a vida". Só há verdadeira vida quando esta é compreendida a partir da perspectiva da graça de Deus, ou seja, de seu favor, daquilo que não merecíamos dele, mas que dele recebemos! Uma vida cristã baseada apenas no medo de um Deus irado, não conseguirá experimentar a sensação expressa por Davi neste Salmo.